quinta-feira, 18 de outubro de 2012

CRÓNICA DUM DESASTRE ANUNCIADO


Nada que eu não estivesse à espera! Mesmo com a imaginação dum qualquer Gaspar, não há sequer um item que se salve. Nem vale mesmo a pena fazer comentários. Parece que a moda pegou e, em vez dum Relatório e Contas, digamos, "normal", as 5 folhinhas enviadas para a CMVM são suficientes e de fácil compreensão. A inefável "administração" parece querer dizer: "Para quem é, bacalhau basta!"
Parafraseando um conhecido animador semanal: "não há margem de manobra"! E andava eu preocupado com a "instituição"...
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR41833.pdf

8 comentários:

  1. Amigo Lima, como sabe deste tipo de assuntos, percebo tanto como de lagares de azeite, como se diz na minha terra, mas vendo as principais ilações, não é dificil de ver que alguma coisa está mal para as nossas bandas. Bem sei que não temos meio bilião em passivo, mas assim a caminhar lá chegaremos, acho que temos o direito de saber como anda a ser gasto tanto dinheiro.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Amigo Lima,

    Soma e segue. Falência técnica, meu amigo? O último a sair que feche a porta. Obrigado, «presidentche».

    A pior situação financeira da história da SAD. Tal como em 2006, deverá estar para sair da cartola mais um projeto visão 1217 de aposta na formação.

    Amigo Guedes,

    Quando eu vejo o programa "Sacanas Sem Lei" na Canal Q e olho para a Leonor Pinhão, também eu tenho o direito de saber se estou a olhar para um gajo ou uma gaja. Tal como, onde anda a ser gasto o dinheiro, nunca saberemos, meu amigo.

    ResponderEliminar
  3. Amigo Lima,

    Se me puder trocar por miúdos o seguinte que consta no relatório, eu agradeço:

    "EBITDA (Cash-Flow Operacional) positivo, que ascende a 12.223m€, permitindo à
    sociedade capacidade de autofinanciamento;"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Rui Faria
      "O EBITDA (sigla da expressão inglesa "earnings before interest, taxes, depreciation and amortization", que traduzido literalmente para o português significa: "Lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações"), também designado por cash-flow operacional, é um indicador económico-financeiro que procura avaliar a capacidade da empresa em auto-financiar novos investimentos e fazer face aos encargos com a dívida, através da sua actividade operacional."
      .
      Peço desculpa se não sou mais explicito mas tirei mesmo agora as 158 páginas do Relatório Consolidado da NET (site da CMVM) e vou analisá-lo pela madrugada dentro.
      Nos próximos dias, colocarei um comentário mais fácil de entender do que todos estes termos técnicos.
      As Contas são péssimas, muito por via da não-venda de jogadores como se pensava, e da eliminação da Champions.
      Por isso eu digo que "os Orçamentos são muito lindos" mas... quando falham" adeus viola!

      Abraço

      Eliminar
  4. Amigo Rui Faria, como eu disse ao amigo Lima, eu pouco ou nada percebo deste assunto, mas ao ver os resultados, não é dificil perceber que a situação financeira do FC Porto não está a ir no melhor caminho, principalmente por ser o clube que mais dinheiro fez em transferencias nos ultimos anos, creio que desde 2004, o clube/sad, já facturou qualquer coisa como 500 milhões de euros, é muito dinheiro, sei bem que tambem foi investido algum como é logico, mas nem sequer chega perto do que foi ganho.
    Defendo o clube e o presidente e apoio-os sempre, mas não quero com isto dizer que concordarei com tudo o que é feito no mesmo e pelo mesmo.

    Cumps

    ResponderEliminar
  5. Amigo Guedes,

    O que interessa se tivemos perto de 36 milhões de prejuízo?

    O que interessa se temos capitais próprios 10 milhões negativos?

    O que interessa se o passivo aumentou mais 21 milhões e já vai em 223 milhões?

    Ganhar o campeonato ao benfica é que interessa, tudo o resto não tem pressa. Não é assim que a maioria dos portistas pensa?

    O Angelino Ferreira já veio dizer que era preciso diminuir a despesa. De onde ele tirou esta brilhante conclusão?

    Há pessoas que precisam de estar enterradas na merda até ao pescoço para perceberem que, afinal, a merda cheira mesmo muito mal.

    ResponderEliminar
  6. Por terem essa linha de orientação, é que o clube do regime se encontra na situação que está, e que de certeza eu não quero ver o meu clube, daí, gostar de que o meu clube tenha as contas orientadas e uma saude financeira boa...

    ResponderEliminar
  7. A FC Porto SAD resume-se a isto:

    - Presidente milionário;
    - Administradores ricos;
    - Treinador rico;
    - Jogadores ricos;

    - SAD falida!

    ResponderEliminar

Golaço marcado por...