quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Dinamo de Kiev 2- FCPorto 2

Ganhar um jogo de futebol aos 92´ gera  tanta emoção(positiva) quanto aquela que se sente, negativamente, perdendo, ou empatando, aos 88` como acabou por acontecer ontem à noite em Kiev.
Com o xadrez táctico desenhado no estádio olímpico ucraniano, percebeu-se de forma clara que o FCP apostou muito no controlo do jogo colocando três médios mais defensivos deixando para André André a missão de ligar o jogo no plano ofensivo. Se, para garantir a conquista de, pelo menos, um ponto que neste tipo de competição, obtido fora, não sendo oiro, também não deixa de ser, matematicamente, um pecúlio a desprezar, a estratégia de Lopetegui até que nem estava mal imaginada supondo-se que esperaria pelo erro ucraniano que proporcionasse um golo tranquilizador.
Ora,  a primeira parte,  mostrou-nos uma realidade algo diferente do que a que tinha sido imaginada sendo que o FCP tarde(muito tarde)  se apercebeu que controlando com posse de bola em linhas mais recuadas e com pressão mais curta dificilmente obteria dividendos. O Dínamo, sabia, e via isso e, por isso,colocou todos os sectores atrás da linha da bola apostando num ou outro ataque rápido que provocasse o erro como viria a acontecer no lance de que resultou o 1º golo ucraniano
Resumindo: da parte inicial sobrou, um  jogo fraco de que se salvaram os dois golos/erros e a lição extraída.

O FCP tinha de mudar.

E mudou e bastante e para melhor.

Apos o intervalo o FCP apareceu predisposto a inverter o rumo conseguindo impor a sua mais valia. Com jogo mais aberto pelas alas, pressão mais a frente e um ritmo mais elevado o FCP empurrou o Dínamo para o seu ultimo reduto.O golo que daria a vitoria aos dragões era o resultado da sua superioridade sempre patente ao longo da 2ª parte até ao momento em que se começou a sentir um Danilo a perder ritmo, por exaustão e, por isso, merecedor de substituição por alguém(Imbulá) que desse maior consistência ao meio campo.
Pena, foi o duplo erro do golo do empate ucraniano. Primeiro, erro nosso que permitimos o falhanço defensivo. Depois a validação do mesmo que logo na primeira leitura me pareceu ilegal e agora subscrito pela própria UEFA-

José Xavier


.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Golaço marcado por...